O Brasil literário: História da literatura brasileira

França, que lhe forneceram dados e informes, materiais de toda a natureza. Principalmente o primeiro foi o inspirador da obra de Wolf.

O livro é mais rico de indicações concernentes ao Brasil, do que o precedente. Além da parte histórica, sem descontinuidade, desde os primórdios da nossa formação histórica até meados do século XIX, apresenta uma antologia de autores nacionais, desde Euzébio de Matos até Francisco Adolfo Varnhagen. Representa notável progesso sobre a contribuição anterior". (História da Literatura Brasileira. "Época de formação (séculos XVI e XVII)". São Paulo, 1930, p. 272-3).

José Verissimo qualifica o livro de Wolf de "estimável". Em seguida afirma que foi a "primeira narrativa sistemática e exposição completa, até aquela data, da nossa atividade literária, compreendendo o romantismo." (História da Literatura Brasileira, 3° milheiro, Rio, 1929, p. 22).

(Estes dados sobre Wolf aparecem em Reis, Antônio Simões dos — Bibliografia da História da Literatura Brasileira, de Sílvio Homero — tomo I — Livraria Zelio Valverde, Rio — 1944.