Um entusiasmo verdadeiro pela revelação divina do cristianismo e pelo bem da pátria, um sentimento muito vivo das belezas da natureza, um exame atento de sua semelhança com a vida humana, das meditações morais e religiosas inspiraram, com certeza, estes suspiros e aspirações poéticas. Nada de frívolo vem perturbar a harmonia e o tom elegíaco de que transbordam. O próprio amor não encontra aí senão raramente um lugar e sempre de maneira séria e ideal.
Estas poesias dirigem-se principalmente ao coração e à alma, às meditações e aos sentimentos profundos. O pensamento obteve aqui uma vitória completa sobre a forma, de que desprezam o encanto sensual.
Se pensarmos no abandono de tudo o que era até então consagrado, neste predomínio da reflexão e da especulação, tão rara entre os meridionais, nesta negligência de forma, duplamente sensíveis para eles e, enfim, na monotonia que tornavam inevitável a ideia fundamental do poeta e a harmonia consequente do seu pensamento, será causa de espanto o que Magalhães ousou. Deve ainda mais ser reconhecido seu brilhante sucesso, sua influência imensa sobre a poesia do Brasil, sua importância relativa e absoluta.
Sua originalidade não padece nenhuma infração pelo fato dele haver conhecido o Romantismo francês. As Meditações de Lamartine, principalmente, são, talvez, a impulsão exterior que lhe fez depôr nas suas