O Brasil literário: História da literatura brasileira

Nestas poesias, se Porto Alegre, como ele próprio diz, tinha por objetivo despertar o gosto pela poesia americana atingiu-o bem e fez ainda época na literatura do Brasil. Teve muitos imitadores, entre outros Antônio Gonçalves Dias, que não dissimula que recebeu suas primeiras inspirações das "Brasilianas".

Este entusiasmo pela poesia americana, isto é, pelos lados pitorescos da natureza, dos costumes e da história do Novo Mundo, levou Porto Alegre a tomar por assunto de um poema épico, Colombo, personagem de alto interesse para todo o continente que viu nosso poeta nascer. Era uma tentativa ousada, como o provam diferentes Colombiadas que apareceram até aqui, e todas mais ou menos frustradas. É preciso principalmente evitar em semelhante assunto fazer o que não passa de uma série de quadros e desenhar o elemento épico em proveito do descritivo.

Porto Alegre, até agora, só publicou fragmentos de sua epopeia(252) Nota do Autor e, embora sejam consideráveis, não nos permitem lançar um olhar de conjunto sobre sua obra e julgá-la em sua concepção. O poeta, além disto, remanejou os fragmentos aparecidos. Podemos, no entanto, ver que "Colombo" é uma epopeia de reflexão, com o aparato mitológico recebido e um grande luxo de descrições e imagens e que explicam a natureza