mas o poeta evita todas as extravagâncias da escola romântica; respeitou escrupulosamente a unidade de ação como a dos carateres, evitando o elemento cômico. O tom é igual, antes patético que apaixonado. Aproximam-se da maneira de Alfieri, mesmo pelo laconismo que visa o efeito.(301) Nota do Autor
O fato de haver Magalhães escolhido para herói da primeira tragédia brasileira o primeiro poeta cômico nacional, faz grande honra ao seu patriotismo. É o infeliz autor das óperas do Judeu, o malogrado Antônio José condenado ao fogo pela Inquisição (v. cap. IV). Mas este assunto apresenta dificuldades consideráveis. Com efeito, a peça não tem conflito trágico propriamente, porque a personagem principal mostrou uma passividade vizinha do medo, ele era quase inocente e o poeta se manteve escrupulosamente fiel à verdade histórica. Apesar disso, a sua tragédia produziu grande efeito cênico e manteve-se até os nossos dias nos repertórios do Brasil e de Portugal.(302) Nota do Autor Isto prova