se adequaria um romance.(314) Nota do Autor Mas, encarando a peça como um relato dramatizado, não se poderá recusar-lhe interesse e habilidade. A exposição é simples e concisa.
Cândido José da Mota tratou igualmente um assunto nacional. É o "Tira-Dentes, ou a Inconfidência em Minas Gerais", drama histórico em cinco atos e sete quadros (Santos, 1853, 8º, em prosa). Este acontecimento é mesmo pouco dramático. A conjuração de Minas Gerais, de que já falamos numerosas vezes, foi descoberta antes que os seus promotores se tivessem posto em ação. Não há nela, pois, ação trágica, não passa de um processo de alta traição, de fim tão triste. O drama de que falamos compõe-se de uma série de cenas em que o interesse não se concentra sobre Tiradentes, no caso, papel secundário, mas sobre Gonzaga e sua noiva.
Passamos em silêncio scerto número de peças de que só conhecemos os títulos ou que são de tão pouco valor, que não merecem registro especial. (315) Nota do Autor Queremos apenas falar de um drama representado ultimamente