O Brasil literário: História da literatura brasileira

grande parte do sucesso depende da representação, pois, no fundo, é uma farsa. A intriga não trai grande talento de invenção e os caracteres são muito marcados. Mas é exatamente neste exagero voluntário, nesta verve alucinada que reside a força cômica desta produção. As duas principais personagens, o capitão Tibério, verdadeiro Glorioso e sua velha e perversa irmã, Galantéia, desempenhados por Martinho e a Maria Amalia, deveriam obter os melhores aplausos.(320a) Nota do Autor À peça não faltam de resto situações cômicas; a versificação é ligeira e atraente. Ultimamente "A Torre em concurso" teve sucesso semelhante. Esta peça em três atos é, ao mesmo tempo, uma sátira aos plebiscitos, tão em voga hoje em dia. Vimos citados, de Macedo, ainda as duas óperas seguintes: "Luxo e Vaidade" e "O novo Otelo".

Estas produções de Macedo podem comparar-se às operas de Antônio José. Todas elas são nacionais e concebidas com a facilidade que resvala para a improvisação.

Quanto aos dramas líricos propriamente ditos, os da Itália reinam quase que exclusivamente e são representados no "Teatro Lírico fluminense".

Luís Vicente de Simoni,(321) Nota do Autor italiano de nascimento, mas que se fixou no Brasil e escreveu em português