O Brasil literário: História da literatura brasileira

O Testamento falso. Embora o autor dê à primeira e à ultima o nome de novelas, não passam de narrativas. A última, principalmente, é um pequeno romance. Salvo esta que tem por assunto as intrigas ocasionadas por um processo de herança e que é mais realista que as outras, são quase todas verdadeiros melodramas, às quais convém a epígrafe da terceira: O horrible! (horrible, most horrible!)

Alguns ensaios de J. M. Pereira da Silva, outro escritor consumado, têm ainda menos valor.(332) Nota do Autor

É preciso dizer, no entanto, que aparece ainda um grande número de produções semelhantes, nas revistas literárias e nos folhetins dos jornais políticos. As que pudemos compulsar têm apenas um valor efêmero e, às vezes, não passam de enchimento puro e simples. A maior parte, como as provenientes da Academia de Direito de São Paulo(333) Nota do Autor são imitações exageradas das produções da pseudo-escola, pseudo-romântica, há muito tempo fora de moda na Europa, mas que procuram ultrapassar por sua imaginação desregrada.

A eloquência e a prosa desenvolveram-se continuamente no período que nos ocupa. Já observamos muitas