O Brasil literário: História da literatura brasileira

Antônio Vieira que ele substituiu mais tarde por Antônio de Sá.(25) Nota do AutorDesempenhou, além disto, as funções de professor no colégio dos jesuítas onde ensinou, durante três anos, filosofia, e por dez anos letras latinas. Dos vinte e seis anos que passou a serviço da Igreja, a metade foi na Ordem dos Jesuítas. Vemos com efeito que, em consequência de dissensões com estes religiosos, abandonou-os para fazer-se carmelita, tendo tomado o nome de frei Eusébio da Soledade.(26)Nota do Autor Morreu na Bahia no convento desta ordem, em 1692.

Não somente se celebrizou por seus discursos, escritos ascéticos, poesias em latim e vulgar, como ainda por seus talentos musicais e por sua grande aptidão para o desenho.

De suas obras, foram impressas as seguintes: Em 1677, Ecce Homo ou Práticas, isto é, considerações ascéticas sobre a Paixão de N. S., sua oração fúnebre sobre o bispo D. Estevão dos Santos, pronunciada a 14 de Julho de 1672; seu Sermão da Soledade, impresso ainda durante a sua vida, e depois de sua morte, o primeiro volume de seus Sermões recolhidos pelo padre João de Santa Maria, obra esta não acabada.