O Brasil literário: História da literatura brasileira

da Ilha de Itaparica, termo da cidade da Bahia, da qual se faz menção no canto quinto") Parece haver tomado por modelo a descrição já citada da Ilha da Maré por Botelho de Oliveira; descreve em oitavas e detalhadamente os animais, as plantas e as frutas da ilha.

É interessante constatar aqui este interesse pelas particularidades da natureza indígena, fator tão importante no desenvolvimento da literatura brasileira. É por esta razão que mencionamos aqui alguns poetas do Brasil que escreveram em latim e tomaram por assunto de seus cantos a natureza de seu país. Assim, Prudêncio do Amaral (nascido no Rio de Janeiro em 1675) cantou a fabricação do açúcar em versos heroicos no seu poema "De opificio saccharico". Esta obra faz parte de quatro livros de rebusrusticis brasilicis de José Rodrigues de Melo, em que é celebrada a cultura da mandioca e outras raízes, do tabaco, etc. (54) Nota do Autor

Nota do Tradutor

Falta mencionar ainda um poeta deste período, cujas produções literárias não têm nenhum valor, mas que pela maneira poética de representar a história nacional e por seu estilo distinto, ocupa uma posição honrosa na literatura brasileira. É o autor da primeira história do Brasil escrita com gosto, Sebastião da Rocha Pitta.