O Brasil literário: História da literatura brasileira

Chegou assim a terminar em 1728 a sua história da América. portuguesa, desde o seu descobrimento até o ano de 1724. Apareceu em Lisboa no ano de 1730.

Esta obra alcançou grande sucesso e seu autor foi nomeado em consequência membro da Academia de História de Portugal e cavalheiro da Ordem de Jesus Cristo.

Rocha Pitta voltou então à sua pátria e passou o resto dos seus dias ocupado na administração de suas terras e cercado de numerosa família. A morte veio arrebatá-lo a estas doces ocupações a 3 de Novembro de 1738. Contava então 78 anos.

Sua obra é notável, do ponto de vista científico, como a primeira história detalhada do Brasil, mas ainda porque o autor aqui acumula, na medida do possível, todos os materiais relativos a seu assunto. Foi-lhe censurada a falta de senso crítico e grande credulidade, que fez com que ele retificasse tradições mal provadas. Mas para sermos justos, é preciso levar em conta o estado da crítica histórica naqueles tempos, a maneira de ver da época e a ortodoxia do autor.

Sua história é notável ainda pelo patriotismo que vibra em cada uma de suas páginas, pela exposição viva, por um estilo florido que chega a ampulosidade, mas que não é mais que o resultado do caráter brasileiro. Em suma, o coração e a imaginação ocupam aí maior lugar que a razão e a crítica e o talento poético revela-se mais que o espírito frio do historiador. (56) Nota do Autor