O Brasil literário: História da literatura brasileira

de origem judaica, tinham recebido do Governo permissão de estabelecer-se no Rio de Janeiro e tiveram mais tarde que abraçar o cristianismo. Seu pai, João Mendes da Silva, advogado de renome, tinha composto várias obras poéticas, de que só sabemos os nomes.(59) Nota do Autor Teve de sua mulher, Lourença Coutinho, três filhos, o último dos quais, nosso poeta, nasceu no Rio de Janeiro em 8 de Maio de 1705.

Foi nesta época que a Inquisição, introduzida em Portugal e nas colônias durante o reinado de D. João III, começava a vigiar no Brasil com um zelo novo os cristãos recém-batizados e a perseguir os judeus ou os que suspeitava de judaismo.

A mãe de nosso poeta teve esta infelicidade e foi acusada pela Inquisição que a fez transferir-se para Lisboa em 1713. Sua família seguiu-a e João Mendes continuou aí a exercer sua profissão de advogado. Foi assim que Antonio José chegou a Portugal com a idade de oito anos, para não mais sair. Depois de ter feito os seus preparatórios, dirigiu-se a Coimbra para se dedicar principalmente ao estudo do Direito Canônico. Bacharelou-se em 1726 e começou a trabalhar na banca do pai.

Seja que malgrado sua dignidade canônica, continuasse guardando algum apego à religião mosaica,