O Brasil literário: História da literatura brasileira

frequentemente ultrapassados, que a graça é, por vezes, muito grosseira para agradar nos dias de hoje e os desfechos não chegam a ser obras primas, do ponto de vista da Psicologia. No entanto, se considerarmos habilidade com que Antônio José soube acomodar-se ao gosto de seu público(82) Nota do Autor e que não tinha atingido grau tão alto depois de Gil Vicente, e pôr em cena costumes verdadeiramente populares, não se pode deixar de assinalar a suas peças um lugar muito alto na poesia portuguesa.

Além disto, a paródia que prejudica todas as outras óperas de nosso poeta é estranha a esta: ela é toda de sua invenção e a esse respeito denota um talento incomum.

Embora esta peça não possa ser julgada a não ser se interpretada, ou através da leitura completa do original, não podemos deixar de traduzir algumas cenas que darão, ao menos, uma ideia da maneira de Antonio José.

D. Tibúrcio viu-se, de repente, presa de uma cólica violenta. Manda Sevadilha a procura de um médico e ela encontra logo mais D. Gil Vaz e seu criado que rondam em torno da casa, imaginando um ardil para penetrar. Semicupio aconselha então o aproveitamento de uma bela ocasião, entrando assim disfarçados de médicos. Seu senhor faz algumas objeções:

D. Gil Vaz — Está louco? Pois nós sabemos Medicina?