Sem dúvida que, depois de uma tal perseguição, os "bixos" de Juiz de Fora, no dia seguinte, se devem ter felicitado pela nossa partida.
Regresso ao Rio
Regressamos ao Rio, efetivamente, no dia seguinte pela mesma estrada, e tivemos, como na ida, uma série de agradáveis impressões; todavia, na -última parte do trajeto, é que uma emoção mais séria e mais íntima nos aguardava. Em Posse, onde almoçáramos na ida, o Sr. Taylor veio nos saudar com uma boa notícia e nos dar a ler nos jornais portugueses o comunicado das grandes vitórias do norte: Petersburg e Richmond tomadas:— Lee em plena retirada ; — a guerra virtualmente terminada. Esta em substância a comunicação que recebemos satisfeitos, entre aclamações e mesmo com algumas lágrimas de gratidão! Retornamos o nosso cantinho alegremente. Já caíra a noite e a escuridão era completa, quando o nosso carro parou em frente ao Hotel Inglês, em Petrópolis.
Notícias dos Estados Unidos; as vitórias do Norte e o assassínio do Presidente Lincoln
Tínhamos pressa de ler num jornal americano a confirmação de tão gratos acontecimentos, ou pelo menos de ouvi-la do ministro dos Estados Unidos, general Webb, que reside em Petrópolis. O que se nos deparou foi a comunicação do duplo assassínio de Lincoln e de Seward, pois este último a princípio passara por morto! No primeiro instante isto nos pareceu absolutamente inacreditável; os menos perturbados dentre nós continuaram a considerar a horrível notícia como um monstruoso boato, propagado sem dúvida pelos amigos da secessão. Mas na manhã seguinte, chegados ao Rio, tivemos