Viagem ao Brasil, 1865-1866

os dois colaboradores de há pouco, quer para estudar os mapas, quer para combinarem acerca do melhor modo de orientar e repartir o trabalho. Agassiz compreende que, familiar como ele é com a região para onde vamos, o Major saberá diminuir as dificuldades da empresa ao mesmo tempo em que o seu zelo pela ciência fará dele o mais simpático dos companheiros (79)Nota do Autor.

Achamos hoje algumas folhas grandes de Terminalia catappa. São do mais brilhante colorido. O vermelho e o dourado nelas refulgem como em nossas mais belas folhas de outono. Isso parece confirmar a opinião de que, quando as folhas mudam de cor, no outono, sob o nosso frio céu, não é por efeito de temperatura, mas simplesmente de maturação, pois que aqui, onde não gela, o fenômeno se opera tão bem como nas latitudes setentrionais.



O Colégio Pedro II

24 de julho — Estão concluídos os nossos últimos preparativos. As coleções feitas desde a nossa chegada e que enchem, transbordando, 50 caixotes ou barricas, estão embaladas, prontas para serem expedidas, na primeira ocasião, para os Estados Unidos. Amanhã, de manhã cedo, estaremos de viagem para o grande rio. Fomos hoje ao Colégio Pedro II para nos despedirmos do nosso excelente amigo Dr. Pacheco, a cuja bondade devemos a maior parte dos nossos prazeres durante a