ouropeis, colocadas sobre um pequeno altar onde já se achava a imagem do Menino Jesus cercada de flores. Mais tarde, celebrou-se a missa da meia-noite; interessou-me menos porque não era um ofício exclusivamente para os índios. Estes, entretanto, constituíam a parte mais numerosa da assembleia e a banda era, como sempre, a da "Casa dos Educandos".
Igrejas da Amazônia
Nada aqui, porém, tornava as cerimônias católicas comoventes. As igrejas das cidades e do interior na Amazônia são, em geral, construções grosseiras e em muito mau estado de conservação. Manaus possui uma grande, ainda não terminada, a que a sua situação no alto da colina, dominando a paisagem, dará grande importância se é que a concluem um dia, pois conserva-se no estado em que se encontra há muitos anos e provavelmente nele ficará indefinidamente. É pena que não se costume enfeitar de plantas as igrejas como no Natal; as palmeiras constituiriam plantas de notável beleza e muitíssimo apropriadas para tal decoração! A pupunha, por exemplo, se prestaria excepcionalmente para esse fim com a sua simetria arquitetural, sua estipe semelhando uma coluna e seus arcos de folhas verde escuro delicadamente recurvados.
Deixamos Manaus amanhã, pelo "Ibicuí", para subir o Rio Negro até Pedreira, onde se encontra, segundo nos informam, a primeira formação granítica.
Partida para o Rio Negro
27 de dezembro – A bordo do "Ibicuí" — O nosso dia de ontem passou-se sem incidente de nota e foi excelente. O tempo estava mesmo como raramente se vê