Gurupatuba, um simples canal paralelo, que vai de um ponto superior a outro inferior do rio e cujas dimensões se costuma exagerar fortemente em todas as cartas até agora publicadas, onde figura erradamente como um importante tributário da margem esquerda. A cidade está edificada sobre uma alta planura, separada do leito principal pelo Rio Gurupatuba e uma vasta planície muito baixa, coberta de numerosas lagoas quase todas ligadas umas às outras por estreitos canais e circunscritas por terrenos de aluvião muito pouco elevados. A oeste da cidade, a planura termina bruscamente e é substituída por uma vasta planície arenosa chamada "o campo", coberta de mata baixa; finalmente essa planície é por sua vez limitada pela pitoresca Serra do Ererê.
Serra do Ererê
É por tal forma abrupto o aspecto dessas montanhas, elas se erguem tão ousada e surpreendentemente na planície que parecem ter o dobro da altura que têm. Comparando-as a olho às montanhas que recentemente eu contemplara, nas cercanias do Rio de Janeiro, ao Corcovado, Gávea, Tijuca, eu supus que tivessem de 900 a 1.200 metros (três a quatro mil pés). Fiquei deveras admirado quando as observações barométricas nos deram a saber que tinham apenas pouco menos de 300 metros (900 pés), em seu ponto mais alto. Isso, aliás, está de acordo com as medidas que Martius deu das colinas de Almeirim, que têm cerca de 240 metros de altura (800 pés).
Levamos três dias estudando a Serra do Ererê e achamos que ela se compõe inteiramente daqueles depósitos de arenitos que já descrevemos e apresenta a mesma constituição geológica. Em suma, a Serra de Monte Alegre, e, necessariamente também, todas as colinas da mesma espécie sobre a vertente norte da bacia, outra coisa não são que um espessamento das camadas inferiores que formam as margens do rio. A sua elevação maior provém simplesmente de