Viagem ao Brasil, 1865-1866

geográfica. Foram feitas também outras observações sobre várias pequenas famílias que se sabe possuírem representantes nas águas doces da América do Sul, os eritrinóides, os gimnotinos, etc.

Perguntam-me muitas vezes qual o objetivo principal da expedição que empreendi na América do Sul. Sem dúvida, de um modo geral, foi fazer coleções para futuros estudos. A convicção, porém, que me domina irresistivelmente é a de que a combinação das espécies, num continente como esse em que as faunas são tão características e diferentes das das outras partes do mundo, me proporcionará os meios de provar que a teoria das transformações não repousa sobre fato algum.

A palestra terminou com algumas palavras sobre os Salmonídios, que se encontram em todos os países do Hemisfério Norte e que são representados, na América meridional, pelos Characínios, de que esperamos encontrar espécies distintas nas diferentes bacias brasileiras. Tratou-se também de várias outras famílias importantes da América do Sul, particularmente do Ostreogloso, do Sudis ou Vastres, etc., interessantes em razão de suas relações com um tipo fóssiI desaparecido, o dos Celacantos (25)Nota do Autor.



Domingo de Páscoa

17 de abril - Ontem foi o dia da Páscoa, e o tempo esteve magnífico, tivemos pela manhã os ofícios religiosos do reverendo Potter a que emprestamos tanto