Viagem ao Brasil, 1865-1866

aranhas. Há na América do Sul uma variedade imensa dessas aranhas de grande diversidade de tamanhos; será útil conservar os tecidos frágeis de suas teias entre duas folhas de papel, desenhá-las e examiná-las ao microscópio".



14a palestra: A teoria das transformações da espécie. Independência intelectual e política

21 de abril — A palestra de ontem foi a última. Hoje, com efeito, todos nós estamos ocupados com os pre-parativos do desembarque. Agassiz traçou rapidamente o histórico dos trabalhos de Steenstrup e Sars, fazendo ressaltar a influência que os trabalhos desses sábios exerceram sobre a reforma da classificação. Menor não é a sua importância no ponto de vista do problema das origens. A esses dois observadores é que a ciência deve a descoberta do que se chama "gerações alternantes". Chama-se assim um fenômeno singular observado nos Hidróides. O corpo desses animais, ora por gomos que se destacam ora cindindo-se em vários fragmentos, produz numerosas medusas; estas põem ovos; desses ovos saem Hidróides, e, por sua vez, esses Hidróides produzem de novo medusas pelos mesmos processos (31)Nota do Autor.

O conhecimento de tais fatos recém adquiridos pela ciência não está ainda muito divulgado. Quando houver sido mais divulgado esse fenômeno singular, é impossível que não afetem os princípios fundamentais da zoologia. Fiquei surpreendido por ver como Darwin, ele mesmo, insiste pouco nessa série de transformações. Fala nelas apenas, e, no entanto, nada diz tão de perto com a sua teoria pois que é a