Viagem ao Brasil, 1865-1866

fácil a tarefa a que se entregou Agassiz. Já teve ocasião de procurar várias personalidades oficiais para os assuntos que se relacionam com os seus projetos. É acolhido por toda parte com as mais calorosas demonstrações de simpatia e está certo de que a administração lhe prestará todo o concurso.



Nossa residência no Rio

Tomamos hoje posse dos nossos apartamentos na cidade. Vai começar a nossa vida brasileira, com que sucesso é o que veremos. Enquanto estávamos a bordo do "Colorado" parecia que ainda tínhamos um pé no solo dos Estados Unidos.

26 de abril – A Sra. C. e eu consagramos esta manhã aos nossos pequenos arranjos domésticos; desencaixotamos os livros. as nossas escrivaninhas e todas as nossas "miudezas", esforçando-nos por transformar num interior nosso os compartimentos estrangeiros em que contamos ter que passar várias semanas.



Laranjeiras

À tarde, demos um passeio de carro pelas Laranjeiras. Nossa primeira excursão através do Rio deixara-me no espírito apenas uma recordação de pitoresco desmantelo. Tudo me pareceu estar caindo em ruínas, não sem revestir, em seu declínio, um encanto, um fora do comum do mais artístico aspecto. Essa impressão foi hoje muito modificada. Em todas as cidades existe sempre um certo trecho que é o menos apropriado para agradar à vista do estrangeiro; provavelmente havíamos escolhido para a nossa primeira excursão a direção menos favorável. O caminho para as Laranjeiras, passa entre duas filas de casas de campo um pouco baixas, quase sempre rodeadas de largas varandas, e cercadas