Por Brasil e Portugal

Com tanta propriedade como isto descreve David neste salmo nossas desgraças, contrapondo o que somos hoje ao que fomos enquanto Deus queria, para que na experiência presente cresça a dor por oposição com a memória do passado. Ocorre aqui ao pensamento o que não é lícito sair à língua; e não falta quem discorra tacitamente que a causa desta diferença tão notável foi a mudança da monarquia. Não havia de ser assim (dizem) se vivera um D. Manuel, um D. João o terceiro, ou a fatalidade de um Sebastião(96)Nota do Autor não sepultara com ele os reis portugueses. Mas o mesmo Profeta no mesmo salmo nos dá o desengano desta falsa imaginação: Tu es ipse rex meus, et Deus meus; qui mandas salutes Jacob (Ibid. — 5.). O reino de Portugal, como o mesmo Deus nos declarou na sua fundação, é reino seu e não nosso; Volo enim in test et in semine tuo imperium mihi stabilire; e como Deus é o rei: Tu es ipse rex meus, et Deus meus; e este rei é o que manda e o que governa; Qui mandas salutes Jacob ele que não se muda é o que causa estas diferenças, e não os reis que se mudaram. À vista, pois, desta verdade certa, e sem engano, esteve um pouco suspenso