De maneira que havemos de considerar que temos em campanha, não um exército de Portugal, senão Portugal em um exército. De tal sorte é esta causa comum, que toca a todos em particular, e no mais particular de cada um. Lá vão os pais, lá os filhos, lá os maridos, lá as casas, lá os herdeiros, lá os corações, lá o remédio de todos.
Os que cá ficamos estamos fora do exército para o trabalho, mas marchamos com os demais para o perigo.
Assim que todo o corpo do reino temos empenhado nesta empresa; e para que ao corpo lhe não faltasse o sangue, considerai as grandes despesas públicas e particulares que se têm feito, e quanta desgraça seria ficarem malogradas.
Menos fora estar empenhado o corpo do reino, se não levara também nesta ocasião empenhada consigo a alma, que no juízo dos que adiantam os olhos ao futuro, importa mais que tudo. A alma dos reinos, principalmente em seus princípios, é a opinião. Esta vai hoje buscar a Castela o nosso exército. Dificultosa empresa em que não iremos só conquistar as forças de um reino, e muitos reinos, senão os juízos do mundo.(248)Nota do Autor Este ponto é o que nos deve pôr em maior cuidado que a mesma guerra. Quando Cristo Senhor nosso profetizou as guerras, que da sua até a nossa idade têm inquietado todos os séculos, disse