Por Brasil e Portugal

minhas palavras, com aquela eficácia de espírito, e dispor os corações dos que me ouvem, com aquele conhecimento da verdade que pede a importância de causa tão grande e tão vossa.

II

Grande causa, senhora, é a que põe hoje a vossa majestade aos pés de Cristo; grande causa, portugueses, é a que nos chama hoje a este lugar; tão grande, que não pode ser maior; tão grande, que ainda é maior do que parece. O que nesta matéria veem os olhos, é muito; o que discorre o entendimento, é tudo. É tão grande o empenho desta empresa, que não sei conto declarar o que entendo dele. Deus nos dê o sucesso que esperamos, porque vejo nesta jornada empenhado todo o reino em corpo e em alma. Já acertei ao dizer; explicar-me-ei agora.

Primeiramente está empenhado o reino com todo o corpo porque não só se abalou a cabeça, não só temos em campanha a el-rei,(247)Nota do Autor que Deus guarde, que basta para pôr o mundo em grande expectação, como a nós em grande cuidado. Mas para ser total o empenho, seguirão o exemplo e a cabeça, por união natural todos os membros da monarquia; os grandes, os títulos, a nobreza, a casa real, a corte, os requerentes, os letrados, as universidades inteiras, as pessoas particulares de todas as cidades e vilas, os auxiliares das comarcas, os presídios das províncias, enfim, tudo.