III
Ainda nos resta por declarar a última cláusula do tema, tão breve como a passada; mas não menos admirável, nem menos própria do nosso caso. Et salvabo eam propter me, et propter David servum meum: Salvarei esta cidade, diz o Salvador, por amor de mim, e por amor de David meu servo. Que bom Senhor é Deus! Buscai lá outro que sendo toda a vitória sua, queira partir a glória dela entre si e um seu servo! Mas porque razão tendo Deus tantos outros servos, e tão grandes, assim passados como presentes, esta parte de glória a atribui só a David: Et propter David servum meum? No caso do sítio de Jerusalém a razão é manifesta, porque na mesma cidade de Jérusalém havia um monte, o mais forte e inexpugnável de todos, que era o Monte Sion, o qual se chamava Civitas David, Cidade de David; e assim como Deus salvou Jerusalém por amor de si, pelo que tinha de cidade sua; assim a salvou também por amor de David, pelo que tinha de cidade de David: Propter me, et propter David servum meum. Passemos agora de Jerusalém à Bahia.
O monte Sion da Bahia não há dúvida de que é este monte em que estamos,(10)Nota do Autor posto que ao princípio tão mal fortificado, depois tão forte e inexpugnável, como as batarias e assaltos do inimigo, tanto à sua custa experimentaram. E que o David desta Sion seja Santo Antonio,