anjo o exorta a que não tema, lembra-lhe que é da geração de David; porque, como diz o douto Palacios, com nenhuma outra consideração mais eficazmente lhe podia tirar o temor, que com a memória de que era descendente de um homem que nunca soube temer. O mesmo Cristo Redentor nosso quando houve de tirar a capa para entrar naquela última batalha em que venceu a morte e o inferno, diz o evangelista São João, que se lembrou primeiro de quem era e donde vinha: Sciens quia a Deo exivit et ad Deum vadit, ponit vestimenta sua. Lembrou-se da geração altíssima de que procedia, lembrou-se de que era Filho do Monarca universal de todo o criado, e como entrou com esta lembrança na batalha, ainda que o amor da vida lhe fez seus protestos no horto, por fim pelejou animosissimamente, e posto que com tanto sangue triunfou e venceu. Eis aqui, senhores, quão bem fundadas temos as esperanças da vitória que havemos mister; e esta é a primeira boa qualidade que concorria em Nicodemus para o título de vencedor que traz no nome, Victor Populi.
IV
A segunda boa qualidade, e muito melhor que a passada, é a que logo se segue: et venit ad Jesum nocte, que veio Nicodemus a tratar com Jesus de noite. Os dias fê-los Deus para nós, as noites para si; os dias para as ocupações do corpo, as noites para os retiros da alma; os dias para o exterior e visíveis, e por isso claros, as noites para o interior e invisíveis, e por isso escuras. Assim repartia Nicodemus o tempo. Os dias dava-os ás obrigações do ofício, como pessoa pública, e para satisfazer as mesmas obrigações com acerto e bom sucesso, gastava as noites com Deus. Oh! se a nossa milícia, e os cabos maiores