Por Brasil e Portugal

fugindo com as mãos nos cabelos, mas não voltaram todos, porque muitos ficaram mortos no campo. Que vos parece que faria Josué neste caso? Rasga as vestiduras, prostra-se por terra diante de Deus: Senhor, Senhor, que é isto que vejo, que novidade, que castigo? Não é Vossa Majestade a que me mandou fazer esta guerra? Não é vossa infalível verdade a que me prometeu que venceria? Pois como seguro eu da mesma promessa vejo agora fugir os meus soldados, e que antes de pelejar, tornam, os que puderam tornar, desbaratados e vencidos com tanta afronta e infâmia deste povo vosso? Utinam ut caepimus, mansissemus trans Jordanem! Oh, quanto melhor nos fora não ter passado o Jordão! Quanto melhor nos fora não ter posto os pés nesta terra, pois nela havíamos de perder a honra, e se haviam de frustrar assim nossas esperanças! Isto dizia Josué, e o diziam e lamentavam todos os anciãos do povo com as cabeças cobertas de cinza, quando Deus apareceu ao general, e respondeu à sua queixa desta maneira: Peccavit Israel, et praevaricatus est pactum meum: nec poterit stare contra hostes suos, eosque fugiet. Josué, pecou o povo, e por isso foram vencidos os teus soldados; e desengana-te que assim como agora fugiram estes três mil, assim hão de fugir todos, se os mandares continuar a conquista. Pareceu-me neste passo, e assim parecerá a todos, que teriam os israelitas levantado outro ídolo como no deserto, ou cometido, universalmente algum sacrilégio não menos horrendo, porque um castigo tão súbito e tão extraordinário não podia cair senão sobre algum pecado atrocíssimo, e esse muito geral, em que todos fossem cúmplices. Lede, porém, o texto, e achareis que em todo aquele grande povo não tinha havido outro pecado mais que um furto de um soldado chamado Acham, o qual se aproveitara de alguma coisa dos desejos de Jericó contra o preceito em que Deus tinha mandado queimar toda a cidade, e quanto