Os mitos africanos no Brasil: ciência do folclore

Décimo terceiro. CALÃO DO PARDO, — que recebe a influência do Calão Norte Mineiro nas proximidades das extremas de Bahia-Minas Gerais.

Décimo quarto. CALÃO DO JEQUITINHONHA, que recebe a influência do Calão Norte Mineiro nas proximidades das extremas de Bahia-Minas Gerais.

Décimo quinto. CALÃO DOS ALTOS DE JOÃO DE TIBA — ALTOS DO ITANHAÉM, — que influi no Calão Norte Mineiro e digere com estes Termos Aimorés das tribos mais ou menos selvagens.

Décimo sexto. CALÃO DAS EXTREMAS SUL ou Calão dos Altos de ItanhaémAltos do Mucuri.

O quinto é, de todos os Calões Sertanejos, o mais interessante, o mais copioso e o mais rico e, junto ao quarto, apresenta grande número de matrizes Calão Primitivo, sendo o que, além de se revestir de fontes mais antigas e quase nada alteradas, guarda a maior cópia de Termos Tupis cuja pronúncia e cujas acepções escaparam aos coligidores de achegas, impedindo assim que se pudesse avaliar a riqueza e a abundância do Calão Baiano e do Calão Sergipano.

O sexto é o laboratório em que se integra e se decompõe o sétimo, oferecendo ora os mesmos ora Termos próximos ou diferentes, com as mesmas, outras ou diversas acepções do quinto.

O sétimo é mistura dos Termos dos Calões Pernambucano, Alagoano, Sergipano,Paraibano, Potiguar, Cearense, Piauniense e até Maranhense e mais do sexto e do oitavo baianos, tornando-se o mais difícil de interpretação embora estes dois últimos ofereçam reações e modifiquem a maioria dos vocábulos importados.

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