Mulheres e Costumes do Brasil

a prova está terminada e pode-se então impunemente afrontar as ondas do oceano.

Esta asserção tem tanto fundamento quanto a que diz que o que foi atingido por bexigas fica para sempre isento de as contrair.

Na vida embarquei dez vezes. Pois bem. A décima viagem foi igual à primeira. Desde a hora em que pus o pé a bordo até ao momento de o pôr em terra, fui atacado de um mal indefinido, mas atroz. Há naturalmente alternativas para melhor ou pior. O estômago fica sempre embrulhado e a febre não me deixa nunca.

Fruchot prestou-me valioso socorro. Nossos camarotes comunicavam-se, e a cada lamúria partida do meu o antigo camarada corria para o meu lado. No primeiro dia senti horríveis cólicas; estendido na cama, fazia esforços vãos para encontrar uma boa posição, quando escutei altas vozes.

— Uma negra! Uma escrava! Ora essa! É a maior das indecências! Nunca se viu coisa igual, gritavam com irritação.

— A senhora não é uma escrava. É livre como nós. E já pagou a sua passagem, está nas mesmas condições que os outros passageiros, replicou uma voz que reconheci como a de Fruchot.

O alarido ia aumentando. Sempre as palavras — negra, escrava, pretensões vergonhosas, cruzavam-se com apóstrofes desprezíveis, orgulhosas, altivas, lançadas pelo meu amigo.