Mulheres e Costumes do Brasil

Aí está por que a catinga é menos perniciosa que o cheiro produzido pela maquillage (perdoar-me-ão o emprego desta palavra consagrada para caracterizar o sistema de caiadura usado por essas mulheres).

O primeiro cheiro é franco e leal, porque é natural; o segundo é fictício, habitua à hipocrisia, e logicamente, depois de ter pervertido o gosto, conduz à decadência do ser moral.

Não se poderia comparar melhor o amor africano do que à túnica do Centauro.

A embriaguez, que invade o corpo, consome-o lentamente; porém, repetimo-lo de propósito, ele não tem ação sobre a alma imortal.

Isto é verdadeiro, sobretudo para o colono, que despreza a mulher de cor, pela qual, no entanto, sacrificara sua esposa legítima, e que se consola da perda do seu ídolo pela adaptação de um novo ídolo igualmente de bronze.

Os europeus que habitam os trópicos vivem em outras condições, em relação a essas magníficas criaturas. Professam também uma admiração sincera pelas suas formas esculturais.

Às vezes, é verdade que se deixam seduzir pela indolência graciosa e pela provocante vaidade da mulata; mas, ordinariamente manifestam seu entusiasmo pela negra, na qual as proporções vantajosas do corpo, os tons quentes da pele, a paixão grave, concentrada no olhar, dão a toda a sua pessoa um caráter de