Mulheres e Costumes do Brasil

tem seu mérito. Demanda tempo e indagação. A coordenação das matérias exige espírito judicioso e prático.

Se fosse só esse o meu objetivo, nada haveria de mais simples. Como tantos outros, eu teria compilado, compilado, compilado...

Graças ao último relatório do ministro do Império e à obra do sr. Baril, conde de la Hure, eu teria declarado com segurança que a marinha do Brasil se compõe de 31 navios à vela e 29 a vapor, entre os quais, 21 corvetas, oito brigues, oito canhoneiras e 23 de menor tonelagem; que ela possui um almirante honorário e é comandada por dois almirantes, dois vice-almirantes, sete chefes de esquadra, 15 chefes de divisão, 21 capitães de mar e guerra, 37 capitães de fragata e um número indeterminado de capitães-tenentes, tenentes, aspirantes, etc.

Teria fixado em 23 mil homens o efetivo do exército; em 58 o número dos augustos e excelentíssimos senadores, e em 118 o dos digníssimos deputados.

Não me seria ainda custoso assinalar, por ordem judiciária, o Supremo Tribunal de Justiça, com os seus 17 membros, e os quatro tribunais de relação. Em seguida, no estado-maior sacerdotal, um arcebispo e seis bispos — o primeiro qualificado de excelência e assemelhado aos marqueses, aos almirantes e aos marechais; os segundos tratados igualmente de excelências, porém no plano dos condes, os ministros, os generais e os vice-almirantes.