Quem sabe se no dia seguinte ao da vitória o preconceito da cor não se voltará contra os brancos, como aconteceu na república negra dos Palmares?
Os mulatos e os mestiços, transformados em nação homogênea e compacta, proclamarão, por sua vez, a doutrina de Monröe, e cuidarão da sua propaganda. Uma vez sós, quem ousará contestá-los? Serão os senhores legítimos. Seus títulos de propriedade já não se acham estampados nos seus rostos da cor da terra?
Notemos, de passagem, que o despotismo brutal dos brancos, introduzido até no amor, terá assegurado o sucesso da reivindicação dos homens de cor.
Os exaltados senhores esquecem, com efeito, que cada contato com as negras e com as índias produzirá um inimigo implacável, que se levantará cedo ou tarde contra a sua ascendência branca.
Serão assim vingadas as inúmeras vítimas da cupidez desmedida dos espanhóis e dos portugueses(2).Nota do Autor
Os índios sitiados e enforcados por Cortez, Cabral e seus descendentes, os africanos chicoteados, aviltados e embrutecidos, revivem nos mestiços, que, por sua vez, não aspiram senão regularizar definitivamente as suas contas com os opressores.
O primeiro ato deste drama sangrento passou-se em São Domingos, no fim do último século e no começo deste. O papel principal foi desempenhado por Dessalines.