Mulheres e Costumes do Brasil

Manuela, dona de casa previdente, tinha levado, porventura, um pequeno frasco de um líquido amarelo com cheiro de terebintina. Era sassafraz. A madeira desta árvore, que a medicina europeia emprega somente como diurético e sudorífico, possui outra propriedade bem conhecida dos negros e dos índios. A essência do sassafraz e o pó que se obtém da casca moída são secativos. Por meio de um ou de outro, estanca-se imediatamente o sangue.

A mina servia-se desse expediente para curar a mão de Gregório. Lavou ainda, com bastante perícia, o rosto de Valcoreal com o tal líquido amarelo.

Fizeram um jirau, com galhos cruzados, servindo de teto, e aí depositaram o assassino.

Felizmente as selas tinham sido suspensas de uma árvore, enquanto os cavalos pastavam. Os ladrões botocudos não as puderam carregar. Uma delas serviu de travesseiro a Gregório; a outra foi colocada nas costas do Fidélis.

Antes de nos pormos a caminho, o sentimento de humanidade nos obrigava a dar fim ao sofrimento das quatro mulas. Estavam elas completamente imprestáveis, e íamos abandoná-las onde haviam caído. Uma bala na cabeça de cada uma deu-lhes a morte rápida.

O sinal de partida foi dado.

João e Lázaro, reconciliados no momento, abriram a marcha. Seguia-se o moleque, amarrado pela