ou talvez no seio das solidões inexploradas da América. Aqui, comerciando, caçando, medindo terras; além, general de um déspota asiático ou primeiro ministro de um potentado africano; por toda parte, traçando com um machado de pioneiro, com uma espada de soldado, um caminho à civilização.
As nobres, as generosas fadigas do presente, resgataram o passado e fecundaram o futuro.
É que o homem de valor real não se entrega, quando tudo, homens e coisas, o abandona, e que dentro do físico frívolo de vivedor bate um coração forte e valente, que, em geral, não se conhece a si mesmo.
Seja como for, o aspecto medonho da miséria que aterroriza os fracos e os covardes revelara em sua alma uma energia indomável. Ao som do sino que anunciava a sua ruína, ele se retesou sobre as pernas e afivelou o cinturão.
Longe de perder tempo com lástimas e prantos inúteis, o gozador aceitou corajosamente a luta e mergulhou na escola da adversidade.
O oceano cortou-lhe a vida ao meio, estabelecendo como que uma barreira intransponível entre o passado e o futuro. O antigo homem não existe mais, na verdade. Então, foi na terra do exílio que a sua possante individualidade recebeu inteiramente a revelação do papel que lhe estava reservado. Desde esse instante os seus desejos, como as suas ideias e os seus sentimentos, tomaram outra direção.