O Brasil literário: História da literatura brasileira

em torno de si os homens de talento, Rezende procurou impedir todo surto. Não via nas sociedades literárias e científicas mais do que focos de conspiração que deveriam ser abafadas pela dissolução e o afastamento dos seus chefes. A descoberta da conspiração de Minas, empresa criminosa e perigosa, assim a parte que nela tiveram numerosos escritores serviram para confirmar este parecer. Ordenou a dissolução da "Arcádia Ultramarina" e ameaçou encarcerar os descontentes. Então, José Basílio compreendeu que não podia continuar no Brasil e tratou de procurar um asilo na Europa.

Dirigiu-se a Lisboa, onde levou vida reclusa mas as vicissitudes da sorte destruíram-lhe a saúde. Uma estação de águas que fizera em Mó, perto de Coimbra, em 1792, pouco abrandou os seus males de que acabou por sucumbir em Lisboa a 31 de julho de 1795.(101) Nota do Autor

A obra principal de José Basílio é seu "Uraguai" que tem por assunto as lutas das tropas espanholas e portuguesas sob o comando do general Gomes Freire de Andrade, (102) Nota do Autor contra os índios do Paraguai dominados e excitados pelos jesuítas (1756). Estes selvagens não queriam submeter-se às condições do Tratado concluído a 13 de janeiro de 1750, entre as coroas de Espanha e de Portugal, e pelo qual os portugueses recebiam as Sete Missões situadas às margens do Uruguai, em troca da Colônia do Sacramento cedida à Espanha.