do sentimento nacional e do outro a dependência da metrópole com as suas consequências inevitáveis.
O talento de Durão não reside na composição, mas nos detalhes, nas descrições, nos episódios, a que teve que recorrer para seguir o caminho da epopeia erudita e encher dez cantos de muitas centenas de oitavas. Admira-se a sua maestria do idioma, a leveza espantosa e a harmonia de sua versificação, e a maneira por que conduz os episódios. Alguns destes últimos ficaram célebres. Citemos as descrições das tribos selvagens, que, excitadas por Jararaca, rival de Diogo Álvares, surpreendem os tupinambás; depois a descrição de seus combates e, principalmente, o discurso de Jararaca a seus guerreiros antes da batalha, digno dos índios tão amigos da eloquência.(115) Nota do Autor Enfim, a morte de Moema, rival de Paraguassu, que, quando Diogo Álvares embarca para a Europa com ela, segue o barco a nado, com numerosas outras mulheres, dadas a Diogo consoante o uso índio, e cujo amor só se extingue no meio das ondas.
Estes traços da vida e dos costumes índios, que enchem a maior parte do poema, tornam-no interessante e original. Teriam altura maior, se Durão como, nos episódios que citamos, os tivesse feito sempre tão ingenuamente e não tivesse, às vezes, emprestado aos índios sentimentos e ideias que não poderiam ter. Citemos a passagem em que Gupeva, chefe dos tupinambás, expõe longamente a seu amigo Álvares suas ideias metafísicas, depois os versos formosos, em que Paraguassu