O Brasil literário: História da literatura brasileira

poeta soube dar forma literária aos sentimentos que a vida nele havia suscitado.

Algumas de suas poesias(169) Nota do Autor apareceram sob o título modesto de "Poesias avulsas de Américo Elysio" (Bordeaux, 1825).

Enfim, depois de sete anos de exílio, José Bonifácio recebeu, em 1829, permissão de voltar ao Brasil.

Suas forças a esta hora fraquejavam, e não quis, a princípio, aceitar nenhum encargo público, embora o imperador lhe tivesse dado provas inequívocas de sua amizade. Procurou o repouso e a solidão e ficou, por esta razão, na encantadora ilha de Paquetá, situada na baía do Rio do Janeiro.

Não tomou a menor parte nos acontecimentos que levaram o primeiro imperador a abdicar, e colocou-se à margem do qualquer atividade política.

Mas quando a revolução de 7 de Abril de 1831 induziu D. Pedro I a sacrificar, pela segunda vez, seus sentimentos pessoais em prol do bem do país, e assegurar por sua abdicação a unidade do Brasil e o princípio monárquico, que o salvou da triste sorte das colônias espanholas, este, lembrando-se de seu antigo amigo, confiou-lhe a tutela do filho e partiu para Portugal, certo de sua comprovada probidade, esperando que sua influência bastaria para manter dentro das linhas do respeito o partido democrático.

Esta confiança não foi iludida. José Bonifácio esqueceu o passado e deixou sua solidão para se entregar, de novo, à tempestade da política.