O Brasil literário: História da literatura brasileira

suplica a Deus uma punição e lhe consagra com este objetivo os braços de seus amigos.(240)Nota do Autor



Depois desta maldição, Jagoanharo foge, chega a sua canoa e ordena aos seus sequazes de se afastarem tão depressa quanto possível deste lugar de desgraça.

O sétimo canto nos leva aos campos dos tamoios e a Aimbire. De acordo com o que se havia convencionado, os aliados esperam o resultado desta mensagem levada por Jagoanharo, para empreender qualquer ação. Aimbire aproveita-se deste momento de trégua para procurar os ossos de seu pai e enterrá-los num lugar em que estejam ao abrigo da profanação de pés estrangeiros.

Acompanhado apenas de Parabuçu, irmão de Iguassu, parte sem dizer a ninguém para onde dirige os passos. Por muito tempo, os dois amigos caminham em silêncio e animados em seus pensamentos, que se traduzem finalmente por palavras, que exprimem suas inquietudes a propósito da sorte da jovem.

À tarde, chegam a um vale, que Aimbire reconhece ser o que oculta os ossos de seus pais; encontra a árvore perto da qual os enterrou e logo após a igaçaba que encerra os restos queridos. Carregados de ramos secos