O Brasil literário: História da literatura brasileira

de uma destas tempestades peculiares ao céu meridional). (258) Nota do Autor

Quanto à forma destas poesias, Gonçalves Dias seguiu frequentemente o sistema de estrofes e de ritmos entremeados, introduzidos por Magalhães.(259) Nota do Autor

Embora desdenhe em seus versos e em suas estrofes os usos recebidos, Gonçalves Dias não se distingue nem por isto do ponto de vista da forma. Sua versificação é fluida, sua dicção harmoniosa, seus ritmos, antes de tudo, musicais. Haverá alguma coisa mais melodiosa, e mais encantadora que as duas poesias "Seus olhos" e "Olhos Verdes", célebres também pela graça de suas imagens? São variações sobre o tema tão conhecido dos olhos da amada, mas que prendem por figuras novas, por encantos particulares.

Gonçalves Dias provou ainda ser o mestre da forma e da língua no ciclo dos romances que juntou à sua coleção, sob o título de "Sextilhas de Frei Antão". Faz o frei Antônio, piedoso dominicano, contar histórias de sua mocidade, que se passaram na corte de Afonso X e D. João II, de Portugal. Imitou bem a língua do século XVI, suas estrofes de seis versos são fluentes, mas o todo possui antes o tom de uma crônica rimada que o dos romances populares.

Gonçalves Dias provou, pelas composições de que falamos, seu talento de poeta e de poeta português,