O Brasil literário: História da literatura brasileira

de soluções surpreendentes, assim como, na verdade, de suas descrições, suas tendências morais e suas vistas sérias. Ultrapassa ainda Macedo por seu amor do misterioso, e cremos que ele seja mais original e nacional do que ele. Mas é, no entanto, inferior na descrição dos caracteres, na vivacidade do diálogo e do espírito. Ele não sabe, como Macedo, fazer alternar, agradavelmente, o cômico e o humorístico, com o sentimental e o sério. A ironia e os bons ditos deste romancista lhe são desconhecidos. Tudo isto torna Teixeira e Souza muito mais monótono, tanto mais que as suas inclinações o arrastam para a pintura do sombrio e do terrível, para as catástrofes trágicas. Enquanto que em Macedo não se pode desconhecer a influência dos modelos franceses, como a imitação de um autor especial como Pigault-Lebrun, poder-se-ia frequentemente comparar as obras de nosso escritor às dos romancistas ingleses, principalmente James.

Seu primeiro ensaio no gênero é provavelmente seu "O filho do Pescador, Romance Brasileiro".(325) Nota do Autor O autor diz no prefácio querer escrever não apenas um livro interessante, mas também "Escrevo para agradar- vos, junto aos meus escritos o quanto posso de moral." Mas a personagem principal, a esposa do pescador, é uma criminosa tão ignóbil, que inspira mais nojo que interesse. Seu arrependimento tardio, e nada menos que espontâneo, a pena relativamente branda (reclusão num