"É no desenvolvimento da ação." diz Pereira da Silva (obra citada, pag. 273) "na invenção de aventuras, no choque hábil das paixões e das intrigas que se comprimem, se unem, se separam e se resolvem com a velocidade do relâmpago, a rapidez do vento, que reside a força de Antônio José. É por este meio que empolga os espectadores, surpreendidos e eletrizados."
Além disto, serve-se com grande habilidade e de locuções, provérbios e ditos de espírito do povo, de modo que suas peças possuem também um valor linguístico notável.
Este tom popular é tanto mais apreciável, assim como esta liberdade e esta independência de Antônio José, que precisamente por esta época os poetas da península ibérica principiavam a abandonar o caráter nacional, sob a pressão do pseudo-classicismo francês e de que nosso poeta tivera conhecimento através de seu amigo, o Conde de Ericeira, dos preceitos de Boileau, considerados então como oraculares. Apesar disto e embora tivesse estudado Metastasio, Molière e Rotrou, Antônio José conservou, todavia, toda a originalidade de seu talento e persistiu no caminho escolhido.(76) Nota do Autor
Se os juízes deste infortunado tivessem sido capazes de apreciar, sem prevenções, o seu talento, teriam reconhecido que suas obras não poderiam ter sido oriundas de um homem mergulhado no mosaismo ortodoxo, mas sim de um espirito livre e cheio de vida, que, se tivesse sido inspirado por tradições estrangeiras, estas só poderiam ter sido os da velha comédia espanhola.
Antônio José, hauriu desta última o "Gracioso" que se encontra em quase todas as suas peças. Como