Sr. Nicolai, pastor residente da Igreja Anglicana, que os acompanhou em suas explorações e lhes fez visitar o que, nas redondezas, era digno de interesse.
Quando se chega pela primeira vez à América do Sul, é na Bahia que se devia aportar. Nenhuma outra cidade exprime em tão alto grau o caráter, reproduz tão visivelmente a fisionomia, traz consigo de forma mais frisante a marca da nação a que pertence. Apenas atravessamos, esta manhã, a cidade e dela não poderíamos dizer senão bem pouca coisa, mas vimos o bastante para confirmar tudo o que se narra da originalidade e do pitoresco de seu aspecto. Ao desembarcar, achamo-nos ao pé de uma colina quase perpendicular; acorreram logo negros oferecendo-se para nos transportar ao alto dessa encosta escarpada e inacessível aos veículos, numa cadeira, espécie de assento encoberto por cortinas compridas. É um estranho meio de transporte para quem nunca o ensaiou, e a cidade ela mesma, com suas ruas em precipícios, suas casas bizarras, suas velhas igrejas, é tão estranha e tão antiga como esse singular veículo.
Volta a bordo
29 de julho— Temos hoje o reverso da medalha; eis-nos voltados à nossa prisão e uma chuva torrencial nos obriga a procurar refúgio no salão de comer, fechado e sufocante, nosso único recurso quando o tempo está ruim.
Conversa sobre a escravidão no Brasil
30 de junho — Ao largo de Maceió. _ Ontem à tarde, a chuva cessara, o luar atraia todos os passageiros para o tombadilho; tivemos com um amável companheiro