convenientemente que não seja sob a vigilância do senhor. Os dormitórios espaçosos e bem arejados; as redes enroladas e colocadas numa prateleira, cada uma por cima do gancho em que seria suspensa à noite; os calçados pendurados em cabides, ao longo das paredes e os peque-nos cofres com as roupas de cada menino bem dispostos embaixo.
Passando por esse dormitório, Agassiz disse que deitar-se numa rede era para ele uma experiência a fazer; imediatamente, um dos alunos tirou a sua da prateleira, armou-a, rindo-se, e se estendeu nela com uma facilidade verdadeiramente convidativa.
No andar superior está a enfermaria, grande e bela sala bem ventilada, com numerosas janelas donde se desfruta uma vista admirável e por onde entra uma brisa muito fresca. Aqui não se veem redes, porém camas de vento; custo a acreditar que os pobres doentes não sintam falta do seu leito habitual, verdadeiro berço docemente balançado e que devem certamente achar mais agradável. A cozinha e dispensa não eram menos bem tratadas do que o resto, e a maior simplicidade reinava em toda a casa, embora nada faltasse do que é necessário ao conforto e à saúde, tudo estando apropriado à sua finalidade. Ao lado do edifício principal se acha uma bonita capelinha, e o prédio está situado no meio duma bela praça arborizada, encantador lugar para recreio dos alunos, que, de tarde, aí fazem música.
Retidos no porto — Chegada de uma canhoneira norte-americana
Quando voltamos para bordo, previnem-nos que o paquete não poderia partir antes de uns dois dias, por causa de um acidente nas máquinas. Não deixamos de ficar, todavia, no navio, pois preferimos passar a noite no mar a passá-la na cidade apertada e muito quente.