da expedição são os Srs. Drs. Almagro, Spada, Martinez e Isern. Acabavam de realizar uma viagem cheia de aventuras e de descer o Rio Napo numa espécie de jangada que a sua rica coleção de animais vivos transformava numa Arca de Noé. Depois de muitos perigos e contratempos, chegaram afinal a Tabatinga, tendo perdido num naufrágio todas as suas roupas, a não ser as que traziam no corpo. Com rara felicidade salvaram-se os seus papéis e coleções (111)Nota do Autor.
Descida do rio. Alguns dos nossos ficam em Tabatinga e outros vão para o Rio Içá
Estamos descendo o rio. Deixamos em Tabatinga o Sr. Bourget, que fará coleções nessa região, e os Srs. James e Talisman saltaram em São Paulo, onde poderão conseguir uma canoa e remadores para sua excursão ao Içá. Esta manhã, quando nos achávamos ancorados em frente a Fonte Boa, para receber lenha, Agassiz foi a terra e fez um achado interessante, um certo número de plantas fósseis, nos depósitos de aluvião inferior. Teve bastante sorte em conseguir também, durante as poucas horas que aqui passamos, uma pequena coleção de peixes contendo várias espécies novas.
Naufragados no Amazonas — Chegada a Tefé
25 de setembro — Sexta-feira, na manhã do dia em que escrevi as linhas anteriores, estávamos a duas ou três horas de Tefé; acabávamos de fechar as malas e