III
RESOLUÇÕES ACLAMADAS A BORDO DO "COLORADO"
Resolvemos dirigir um agradecimento especial, como membros desta reunião, ao professor Agassiz, cujas interessantes palestras diárias, a bordo, tendo embora o fim especial de preparar os seus auxiliares na execução de suas tarefas, forneceram tão rico alimento à instrução de todos nós.
Resolvemos que os votos e as preces de todos os seus companheiros de viagem acompanhem o professor e as pessoas ligadas à sua expedição, a fim de que lhes sejam concedidos bom êxito e saúde.
Resolvemos que, dessa missão científica levada avante por cidadãos de uma nação desolada pela guerra, num país onde a paz está também perturbada, devamos esperar uma influência benéfica e humanitária; que o nosso mais ardente desejo é ver o dia em que as nações empenhadas em comum nas estradas da ciência e do trabalho, unidas pelos laços do comércio, esclarecidas pelo sentimento de seus interesses e seus deveres cristãos, submeterão todas as suas questões a uma arbitragem pacífica e não às decisões da violência e do sangue.
Resolvemos que, nas facilidades concedidas pelo governo dos Estados Unidos a esta expedição científica; — na munificência com que um simples cidadão de Boston contribui para as suas despesas — na generosidade com que os proprietários deste navio puseram à disposição do professor Agassiz e seus companheiros o luxo e o conforto que se desfruta a bordo; — que em tudo isso a assembleia veja a prova do profundo e crescente