Viagem ao Brasil, 1865-1866

e, efetivamente, foram perfurados 15, cuja extensão varia entre 100 e 2.200 metros, e formam, no total, uma linha subterrânea de cinco quilômetros. Três desses túneis atravessam rochas em estado tal de decomposição que, à medida que iam sendo construídos, era indispensável fazer-se um revestimento de alvenaria; o resto, ao contrário, teve que ser cavado em sua maior parte na rocha viva, mas aí também se tomou idêntica precaução; o comprimento total da alvenaria foi de 1738 metros. No decorrer dos trabalhos, sobrevieram constantes perigos e grandes dificuldades devido ao desmoronamento das rochas; certa vez mesmo todo o espigão da serra, através do qual se perfurara o túnel, destacou-se do grosso das montanhas e ruiu, obstruindo os trabalhos que tiveram de ser recomeçados numa incessante luta contra a enorme pressão dos destroços que entulhavam a montanha. Numa obra técnica, haveria interesse em registrar todas essas particularidades da história de tal empreendimento; principalmente dos trabalhos relativos à construção do grande túnel e da estrada provisória que servia ao tráfego por ocasião da minha primeira excursão a essa linha. Baste-me dizer, no entanto, que toda essa segunda seção representa um triunfo da arte da engenharia e provoca a admiração de todos os competentes; faz honra aos homens sob cuja direção ela foi executada.



V



PERMANÊNCIA DOS TRAÇOS CARACTERÍSTICOS

NAS DIFERENTES ESPÉCIES HUMANAS

Sendo o principal objetivo dos meus estudos na Amazônia verificar o caráter e o modo de distribuição das faunas fluviais, não pude empreender sobre as