Viagem ao Brasil, 1865-1866

raça. Nos cruzamentos levados mais adiante, os caracteres do índio puro ressaltam e os das outras raças se apagam com rapidez digna de reparo; conheci o filho de dois mestiços, um índio-negro, o outro índio-branco, que havia readquirido quase que completamente os caracteres do índio puro.



VI



ITINERÁRIO DAS EXPLORAÇÕES ISOLADAS FEITAS POR DIVERSOS MEMBROS DA EXPEDIÇÃO.

É-me impossível dar por extenso a narrativa das viagens realizadas separadamente pelos meus jovens companheiros; e, no caso de eu resolver fazê-lo, os seus relatórios deveriam ser ilustrados com mapas, cortes geológicos, etc., que encontrarão lugar mais apropriado numa memória especializada. Espero encontrar em breve recursos que me permitam publicar da forma mais conveniente todas as suas observações, mas eu me sentiria a contragosto, por mim, e por meus auxiliares, se fosse obrigado a esperar até então para dar a conhecer os trabalhos pessoais que fizeram. Apresso-me, pois, em aditar ao presente volume uma ligeira nota sobre eles; será bastante para fazer ver com que energia, com que perseverança, com que inteligência eles seguiram as instruções que eu lhes dei.

O leitor está lembrado de que, durante toda a expedição, não se deixou de visar o mesmo objetivo: a indagação de como se distribuem os peixes d’água doce nos grandes rios do Brasil. Todas as explorações isoladas, cuja notícia sumária vamos dar aqui, foram orientadas por essa ideia, de sorte que todas as expedições nunca