de minha proteção esta cidade (diz Deus) para a salvar, e esta mercê lhe farei por amor de mim, e por amor de David meu servo. Fala o texto à letra do sítio que com poderoso exército veio pôr sobre Jerusalém, Senacherib, rei dos assírios. E posto que as mesnsas palavras e a promessa delas se verificam propriamente em um e outro caso, não há dúvida que tem muito maior propriedade e energia no nosso. Protegam urbem hanc, et salvabo eam. Reparemos bem nesta última palavra, em que consiste a promessa e efeito da proteção divina. Tomarei, diz Deus, debaixo de minha proteção esta cidade para a salvar. Pudera dizer, para a conservar, para a sustentar, para a defender, para lhe dar vitória de seus inimigos; e porque não diz senão para a salvar nomeadamente: Et salvabo eam. Porque a Bahia é cidade do Salvador;(6)Nota do Autore ainda que o conservá-la, defendê-la, e dar-lhe vitória, era efeito da mesma proteção, não era conforme o nome da cidade e do seu protetor. O efeito, a obra e a ação própria de Salvador é salvar; pois por isso diz Deus que há de salvar a cidade: Et salvabo eam. A Deus, além dos nomes comuns de Deus, e Senhor, umas vezes o invocamos como misericordioso, outras como justo, outras como todo-poderoso, ou com alguns dos outros atributos e títulos de sua majestade e grandeza, de que estão cheias todas as Escrituras; mas quando a havemos de invocar para que nos salve, o modo que prescreve e ensina a mesma Escritura é que digamos nomeadamente a Deus: salvai-nos, Salvador nosso. Assim o manda e dispõe no