cabeça, quem se não quis governar senão por sua cabeça. Quanto melhor lhe estivera a Holofernes haver seguido o conselho de Achior! Mas porque se não quis sujeitar ao bom parecer de um homem prudente, permitiu Deus se sujeitasse tanto ao bem parecer de uma mulher inimiga, que por ela ficasse o seu exército desbaratado e vencido, e ele sem honra, e sem vida. Tudo se perdeu neste caso, e só o fruto do bom conselho se não perdeu; porque, se não aproveitou a quem foi dado, rendeu muito a quem o deu. Todos os cabos do exército de Holofernes, ou morreram, ou foram vencidos, e só Achior ficou vivo e triunfante; e não só vivo temporalmente, mas vivo para toda a eternidade, porque recebeu a fé do verdadeiro Deus, cuja causa defendera. Aprendam pois deste funesto e formidável exemplo os generais dos exércitos a não desprezar, mas venerar e seguir os conselhos de quem a eles os pode dar; e nós reconheçamos quão bem assentava sobre a docilidade de Nicodemus o nome de Victor populi; pois sendo letrado, vinha consultar e ouvir, e sendo mestre, aprender de quem o podia ensinar. Et dixit ei: Rabbi.
VI
Temos visto as três boas e necessárias qualidades que concorriam em Nicodemus para o nome que tinha de vencedor, Victor populi: nobreza de sangue, familiaridade com Deus, docilidade no juízo. Nobreza de sangue, para o valor; docilidade no juízo, para o conselho; e familiaridade com Deus, para o favor do céu, sem o qual tudo o demais aproveita pouco. Mas toda esta harmonia de boas partes, as descompunha e deslustrava um senão, o pior e mais feio que podia ser, e o mais oposto e contrário, não só à vitória, senão à esperança dela, que era o medo;