Por Brasil e Portugal

populum, ad quem ingredieris, conctorunque inimicorum tuorum coram te terga vertam. (Exod. XXIII — 27). E como Nicodemus contra o seu nome de vencedor era tão tocado ou penetrado do medo, que pelo que tinha aos judeus se não atrevia a buscar a Cristo de dia; para o Senhor o curar deste achaque, que na guerra é a mais perigosa doença, e a peste total das vitórias; e para de medroso e covarde o fazer ousado e animoso, que antídoto ou remédio lhe aplicaria? O remédio foi o que sobre todos os da natureza e da razão tem a maior eficácia e virtude para tirar o temor, que é o da Santa Cruz, em que o triunfador da morte do inferno foi exaltado: Sicut Moyses exaltavit serpentem in desertos ita exaltari aportet Filium hominis. É a segunda parte do nosso tema, o qual entrou mais tarde do que eu quisera, mas com dizer muito em pouco, suprirá a brevidade o tempo.

A todos os que me ouvem não só suponho animosos, senão animosíssimos; mas para que o sejam mais que superlativamente, ouçam qual é a virtude da Santa Cruz para tirar o temor. Determinou Jesabel tirar a vida a Elias. Tanto que ele o soube, temeroso da morte, como homem, enfim, e não se dando por seguro na corte nem em outro lugar povoado, meteu-se por um deserto, fugindo a toda a pressa, sem saber por onde; Timuit Elias, et surgens abiit quocumque eum ferebat voluntas. (Ita Josephus). Passados quarenta dias de caminho, que em menos distância não se deu por seguro o profeta de uma mulher, rainha e irada, lançou-se ao pé de uma árvore, e ali trocado subitamente de pensamentos, começou a chamar pela morte. Petivit animoe suoe ut moreretur. Repara muito nesta súbita mudança São João Crisóstomo, e pergunta: Quomodo mortem, quam tunc fugerat, nunc requirit? Se Elias vem fugindo da morte, como agora chama por ela? Se pouco há a temia tanto, como agora a desafia? Por ventura era Elias daqueles valentes