viu com admirável experiência, tanto no mesmo Nicodemus, como em seu companheiro Joseph ab Arimathea, ambos discípulos do mesmo Senhor, mas ocultos por medo dos judeus. De ambos notam e ponderam os evangelistas uma diferença digna de suma admiração. De Joseph diz o evangelista São Marcos, que ousadamente entrou a Pilatos, e lhe pediu o corpo do Senhor, Audacter introvit ad Pilatum, et petit corpus Jesu; (Marc. XV — 43) e diz ousadamente, porque dantes com medo do povo, nem para dar indícios de que era seu discípulo tinha ousadia. De Nicodemus, diz o evangelista São João, que trouxera grande cópia de espécies aromáticas para ungir o mesmo corpo defunto, e que este era aquele Nicodemus que dantes buscava ao Senhor de noite; Qui venerat ad Jesum nocte primum. (Joann. XIX — 39). E nota que dantes vinha de noite, nocte primum; porque agora sem o medo que também tinha do povo, veio de dia, antecipando-se à noite do Parasceves, em que não era lícito sepultar. Lembra-me a este propósito, que na morte de São Paulo, primeiro ermitão, vendo-se São Antão abade sem remédio de lhe dar sepultura, saíram do deserto dois leões, os quais com as unhas lhe cavaram e abriram uma cova capaz do santo corpo. Tais se mostraram nesta ocasião Joseph e Nicodemus, ambos eram ovelhas de Cristo, mas ovelhas fracas, e pusilânimes, e que por isso fugiam e se escondiam com medo dos lobos, propter metum judeorum; porém agora como dois leões bravos e animosos, sem medo, nem respeito dos príncipes dos sacerdotes, nem de toda Jerusalém, nem de toda Judeia, publicamente, e à vida de todos, não só trataram de dar sepultura a seu Mestre e Senhor, mas de que fosse a mais decente e honorífica, com que naquele tempo se costumavam embalsamar os defuntos de maior autoridade e veneração. Pois se dantes eram ovelhas fracas e tímidas, quem os fez agora leões tão animosos e intrépidos?