História das guerras e revoluções do Brasil, de 1825 a 1835

de modo que em breve um medonho mar de chamas se derramou pelo campo da batalha e os desventurados feridos, que qualquer inimigo menos desumano teria poupado, pereceram queimados. Foi uma grande pira da qual não tardaria em se erguer de novo vigorosa a fênix do ódio.

O exército brasileiro retrocedeu até Cachoeira, onde as tropas dispersas novamente se reuniram. Duas milhas distante desse povoado estabeleceu-se um acampamento, no qual permanecemos algum tempo tranquilos, sem sermos ameaçados ou incomodados pelo inimigo.

O negligente comandante do exército republicano, o general Alvear, foi mais tarde chamado a Buenos Aires e submetido a conselho de guerra, para se defender da acusação de traidor à patria; mas, como gozasse de boa nomeada e possuísse muitos partidários, foi absolvido com todas as honras. Não ouso decidir o que, na realidade, determinou o general Alvear a não perseguir o fugitivo exército brasileiro e deixar que o mesmo se recolhesse sem estorvo a uma posição segura; o certo é, porém, que as nossas tropas, que a fome e toda a sorte de privações tinham levado ao extremo da fadiga, pouca ou nenhuma resistência teriam oposto a uma séria perseguição. O nome de Alvear está inscrito, com grandes letras de ouro, nos pomposos anais de Buenos Aires; Mnemosyne ainda não bafejou o seu escudo para